Você sabe o que são materiais compostos? Os materiais compostos, ou compósitos, são aqueles que tipicamente apresentam dois ou mais componentes que se diferem física ou quimicamente entre si, sendo solidamente unidos em uma camada limite.
Na escolha dos materiais, deve-se prestar atenção para que a ligação entre eles não prejudique o desempenho de nenhum. Com uma escolha adequada, é possível criar combinações de características e chegar a um resultado desejado que não seria possível somente com um dos componentes.
Podemos dividir os materiais compostos em três grupo: compostos de partículas, materiais estratificados e materiais com fibras.
Um exemplo de materiais compostos em partículas é o cermet, composto de cerâmica e metal, como pode ser visto na Figura 1:
Figura 1: Composição do cermet.
Fonte: CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica, 2019.
Algumas das principais caraterísticas do cermet são alta estabilidade química e boa resistência ao desgaste, à corrosão e à temperatura elevada. Outros compostos em partículas que você pode conhecer são resinas preenchidas com pó, metais duros e imãs unidos com plásticos.
Já entre os materiais estratificados, podemos encontrar placas de compensado e telas prensadas. As placas de compensado são formadas por várias camadas de madeira coladas umas em cima das outras e compactadas em altas temperaturas formando a chapa de madeira. Este material, visto na Figura 2, é utilizado em tapumes de construções, na fabricação de móveis, em carrocerias de caminhões e em diversos outros produtos.
Figura 2: Produção de placas de compensado.
Por último, alguns exemplos de materiais com fibras são plásticos reforçados com fibra de vidro, de carbono ou de algodão. O plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) é um material composto feito a partir da mistura de fibra de vidro com plástico poliéster líquido. Ele é muito vantajoso para a produção de tubos, conexões, peças e outros tipos de produtos, pois apresenta boa resistência física, mecânica e química, além de leveza. Você pode conferir uma imagem do plástico reforçado com fibra de vidro na Figura 3.
Figura 3: Plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV).

Fonte: Lyrah Representações, 2018.
Quer conhecer mais sobre este assunto? Aqui estão as fontes utilizadas na construção desta postagem:
- Material didático do professor de Ciências dos Materiais Juliano Toniolo, slides "O Mundo dos Materiais".
- Cermet. CIMM, 2019. Disponível em: https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/4817-cermet.
- Conheça como é feito o compensado. Unicentro - Jornal Ágora 2013. Disponível em: https://sites.unicentro.br/jornalagora/conheca-como-e-feito-o-compensado/.
- Plástico Reforçado com Fibra de Vidro: Conheça os benefícios do PRFV. Lyrah Representações, 2018. Disponível em: https://www.lyrah.com.br/prfv-os-beneficios-do-plastico-reforcado-com-fibra-de-vidro/.
Comentários
Postar um comentário